Thereza Amayo
Theresa Guichard Amayo, em arte conhecida como Theresa Amayo, é uma atriz brasileira nascida em Belém (Pará) no dia 13 de julho de 1933.
Começou sua carreira artística no teatro, chegando ao sucesso com a peça Pindura a Saia, de Graça Mello, e depois como radioatriz.
Em 1959, estreou na TV Rio na novela ao vivo Trágica Mentira e, em seguida, em programas importantes como Teatro de Equipe, Grande Teatro Tupi, Teatrinho Trol, Câmera Um; TV Rio: Teatro Moinho de Vento e Ponte dos Sete Destinos, na TV Continental: Orfeu da Conceição, Teatro de Ontem e O Marido da Estrela; TV Globo: O Rei dos Ciganos, A Última Valsa, Pecado Capital, Renascer, Senhora do Destino; TV Manchete: Tudo ou Nada e Carmen.
Em teatro, atua em dezenas de peças, quase sempre produzidas por sua companhia, em que era sócia do marido, Mário Brasini, entre elas Irene, de Pedro Bloch, Daqui não Saio, O Noviço, A Teia de Aranha, A Guerra Mais ou Menos Santa, A Moratória, etc.
Estreou no cinema em Perdidos de Amor, em 1953. Faz poucos filmes, retornando, trinta anos depois, para participar do documentário A Viagem de Volta, em 1991, sob a direção de Emiliano Ribeiro.
Em 2005, Thereza Amayo viveu uma tragédia familiar com a morte da filha e do neto, vítimas do tsunami, na Ásia. Foi casada por muitos anos com o produtor, teatrólogo, empresário e ator Mário Brasini (1921-1997).
Em 2009, escreveu sua biografia para a Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Theresa Amayo: Ficção e Realidade.
1953 – Perdidos de Amor (A Força do Amor)
1953 :: A Santa de um Louco
1955 – O Diamante; Guaraciaba (Inacabado)
1956 – Fuzileiro do Amor
1957 – O Barbeiro que se Vira
1958 – Na Corda Bamba
1958 :: O Camelô da Rua Larga
1960 – Eu Sou o Tal
1991 – A Viagem de Volta
Livros:
AMAYO, Theresa Guichard. Theresa Amayo: Ficção e Realidade. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Thereza Amayo. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/thereza-amayo/