fbpx

Thogun Teixeira

Biografia

Sérgio André Teixeira, em arte conhecido como Thogun Teixeira ou simplesmente Thogun, é um ator e rapper brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1972.

Budista, vendedor de produtos esotéricos, estudante de jornalismo, Thogun foi um dos pioneiros do Movimento Rap no Rio de Janeiro.

Em 2003, aceitou convite dos diretores Guilherme Coelho e Nathaniel Leclery para participar do documentário sobre rap Fala Tu e viu sua vida mudar, as portas se abrirem. Logo foi convidado para atuar na série Filhos do Carnaval, exibido pelo canal fechado HBO.

Em 2007, ficou conhecido nacionalmente pelo filme Tropa de Elite, como Cabo Tião; a seguir atuou em Verônica, como Aranha; viveu o Batera em É Proibido Fumar; além de Metanoia – Mães de joelhos, Filhos de Pé; Superpai e, mais recentemente, por A Comédia Divina, O Escaravelho do Diabo.

Na TV Globo, participou das séries A Diarista (2007), Dicas de um Sedutor (2008) e Faça Sua História (2008), além de participar da novela Beleza Pura, em 2008, como Britney.

Além das atividades artísticas, fundou uma ONG em que realiza trabalhos em comunidades pobres do Rio de Janeiro.

Filmografia

:: Filmografia como Ator ::

2016 :: A Comédia Divina
2016 :: O Escaravelho do Diabo
2015 :: Metanoia – Mães de joelhos, Filhos de Pé
2015 :: Superpai
2009 :: É Proibido Fumar
2008 :: Verônica
2007 :: Çdh (City of Mans) (CM)
2007 :: Ópera do Mallandro (CM)
2007 :: Tropa de Elite
2007 :: Cidade dos Homens – O Filme

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2003 :: Fala Tu

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Thogun Teixeira. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/thogun-teixeira/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]