fbpx

Thomaz de Túllio (1899-1996)

Biografia

Thomaz Miguel de Tullio, em arte mais conhecido como Thomaz de Túllio, é um diretor de fotografia brasileiro nascido em Campinas (SP) em 06 de outubro de 1899.

Filho de italianos do ramo cafeeiro, cedo começa a se interessar por fotografia e logo monta um laboratório em sua residência e, aos 14 anos, montou o jornal A Flecha. Aos 21 anos, mudou-se para São Paulo e vai trabalhar com José Del Picchia na Independência-Omnia Film, mas é em Campinas que estreia no cinema como fotógrafo, no filme João da Mata, de Amilar Alves, filme inicial do Ciclo de Campinas.

Participou ativamente do movimento, mas, abandona o cinema após 1928. Aproveitandose da chegada do cinema sonoro, instala empresa especializada em sonorização de salas de cinema. Sua última atividade antes de aposentar-se foi no ramo de refrigeração.

Participando como cinegrafista, iluminador e laboratorista em todos os filmes do Ciclo de Campinas, foi sem dúvida uma das mais importantes figuras do movimento.

Faleceu em 10 de dezembro de 1996, em São Paulo, aos 97 anos de idade. Casado com D. Clarice, teve três filhos, Flávio, Miriam e Cleo.

Filmografia

1923-João da Mata; Sofrer Para Gozar; 1924-Boca Torta (inacabado); 1925-A Carne; Alma Gentil; 1927-Foot-Ball -Campeonato Estadual -1927; Gloria a Virgem do Rosário (CM); Mocidade Louca; O Salto da Morte (CM) (cofot. E.C.Kerrigan); 1928-Amor Que Redime.

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/thomaz-de-tullio/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.