fbpx

Tio Tommy – O homem que fundou a News-Week (2021)

Quando o túmulo do fundador da revista Newsweek, Thomas John Cardell Martyn, é encontrado em uma pequena cidade do interior do sul do Brasil, uma série de mistérios, segredos e suspeitas são levantadas sobre seu passado como espião.

Este projeto nasceu de um grande mistério. Por que um homem que teve tamanha relevância na história da imprensa dos EUA terminou seus dias no interior de Santa Catarina, na pequena cidade de Agrolândia? A trajetória de Thomas John Cardell Martyn é envolta em perguntas que precisam ser respondidas. Uma narrativa familiar, quando um agrolandense descobre que essa ilustre personalidade, enterrada em sua pequena cidade, é seu tio-avô. Uma jornada pela história da sua própria família, que vai de pessoal a universal, uma vez que Thomas estaria envolvido em relações políticas entre os EUA e o Brasil. A perspectiva histórica se cruza com a história pessoal do personagem, que é envolta em segredos e fatos mal explicados. Um intelectual influente, que abandonou uma vida construída e reconhecida para se exilar em outro país e nunca mais retornou. Por que?

Trata-se de um documentário, dirigido por Loli Menezes, que explora a curiosidade e a pesquisa. O que guia o filme são as perguntas e não as respostas, é o processo e não o fim.Um road movie investigativo, que percorre diferentes países e continentes buscando revelar quem foi este homem intrigante e como ele se tornou o Tio Tommy. Um filme com relevância histórica para o Brasil, EUA e Inglaterra, tendo potencial para viajar pelo mundo, trazendo visibilidade para o cinema de documentário produzido no Brasil.

O filme teve sua estreia mundial na 26ª edição do festival É Tudo Verdade 2021.

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Tio Tommy – O homem que fundou a News-Week (2021) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Loli Menezes
Empresa Produtora: Vinil Filmes

Brasil | Documentário | cor/pb | min. | 2021

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Tio Tommy – O homem que fundou a News-week. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/tio-tommy/
VINIL FILMES. Tio Tommy – O homem que fundou a News-Week. Disponível no endereço: https://vinilfilmes.tv/press-kit-tio-tommy-uncle-tommy/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Tio Tommy – O homem que fundou a News-Week (2021)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.