fbpx

Tom Cardoso

Biografia

Tom Cardoso é um jornalista e escritor brasileiro nascido no Rio de Janeiro no dia 26 de dezembro 1972. É jornalista desde 1994, quando ingressou no Jornal da Tarde. Trabalhou nas redações dos jornais O Estado de S.Paulo e Valor Econômico, e foi colaborador da Folha de S.Paulo, sempre nos cadernos de cultura.

Como escritor, é autor das biografias de figuras como o empresário Paulo Machado de Carvalho (no livro O Marechal da Vitória: Uma História de Rádio, TV e Futebol); do jornalista Tarso de Castro (no livro Tarso de Castro 75 Kg de Músculos e Fúria e do jogador Sócrates (no livro Sócrates). Pelo seu livro-reportagem O Cofre do Dr. Rui, que narra o assalto ao cofre de Adhemar de Barros, em 1969, comandado pela VAR-Palmares de Dilma Rousseff, Tom foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti 2012.

Publicações

CARDOSO, Tom. O Cofre do Dr. Rui: como a Var-Palmares de Dilma Rousseff Realizou o Maior Assalto da Luta Armada Brasileira. São Paulo: Civilização Brasileira, 2011.
______. Sócrates. São Paulo: Objetiva, 2014.
______. Tarso de Castro 75 Kg de Músculos e Fúria. : Planeta, .
______; ROCKMANN, Roberto. O Marechal da Vitória: Uma História de Rádio, TV e Futebol. : A Girafa, 2005.

Bibliografia

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados