fbpx

Tom Zé – Astronauta libertado (2009)

Trailer

Sinopse

POSTER Tom Ze Astronauta libertadoO foco do documentário está na Oficina de Experimentação Musical que Tom Zé ministrou em Astúrias, na Espanha, em 2007. O filme traça o perfil do artista brasileiro por meio de entrevistas, acervo musical e imagens de arquivo do cantor. Trata-se de uma verdadeira retrospectiva de seus achados musicais e de sua contínua experimentação musical desenvolvida desde os anos 1970. Por meio de arquivos históricos e mostrando sua passagem por diferentes palcos do Brasil e da Europa e pelo estúdio de gravação, o filme lança luz sobre a original metodologia de criação do artista. O ponto de partida é a oficina para traçar uma aproximação do músico e seu processo criativo.

O resultado é uma retrospectiva da carreira e do trabalho contínuo de experimentação musical de Tom Zé cujas raízes estão no movimento tropicalista. Através de registros de apresentações em palcos do Brasil e da Europa, assim como de ensaios e sessões em estúdios de gravação, conhecemos a original metodologia de um dos mais importantes músicos brasileiros.

O filme ganhou o Prêmio do Público de Melhor Documentário na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Elenco

Tom Zé
Rita Lee
NEUSA S. MARTINS
JULIO MEDAGLIA
JOSÉ MIGUEL WISNIK

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Tom Zé – Astronauta libertado (2009) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Ígor Iglesias González
Roteiro: Ígor Iglesias González
Produção: Ígor Iglesias González
Direção de Fotografia: Cristina Rodríguez Paz
Música: Tom Zé e Músicos da Oficina de Asturias
Empresa Produtora: Xique Xique Films

Bibliografia

Internet:

39ª MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO. http://39.mostra.org/br/filme/7070-Tom-Ze-Astronauta-Libertado

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Tom Zé – Astronauta libertado (2009)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.