fbpx

Toni Venturi

Biografia

Toni Venturi é um cineasta e produtor brasileiro. É formado em cinema pela Ryerson University, de Toronto (Canadá), em 1984. No Brasil, dirige e produz filmes e documentários para cinema e televisão.

Toni Venturi lançou em 1997 o documentário O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes, longa metragem e série de quatro capítulos para TV, prêmio de Melhor Filme Brasileiro no 2º Festival É Tudo Verdade.

Antes de dirigir seu primeiro longa, realizou três curtas-metragens: Under the Table (1984), Guerras (1987) e 1999 (1992).

Seu primeiro longa de ficção, Latitude Zero (2001), centrado no personagem feminino interpretado pela atriz Débora Duboc, foi selecionado para a seção Panorama do Festival de Berlim. Em 2004, lançou seu segundo longa metragem de ficção, Cabra-cega, que arrebatou prêmios em diversos festivais, dentre eles seis no Festival de Brasília.

Em 2002, dirigiu para a TV o documentário No olho do Furacão, sobre a história dos militantes da luta armada brasileira, realizado em parceria com o cineasta Renato Tapajós.

Lançou, no 11º Festival É tudo verdade, em 2006, o documentário Dia de festa, co-produção Brasil-França, sobre quatro mulheres líderes dos Sem-teto. O filme, seu quarto longa metragem, foi co-dirigido com o arquiteto franco-argentino Pablo Georgieff.

Toni Venturi é sócio-proprietário da Olhar Imaginário, casa de produção criada em 1996 que atende o mercado independente de televisão e cinema. Em 2007, lançou no Festival do Rio o filme Rita Cadillac – A Lady do Povo, documentário que retrata a vida da ex-chacrete, que teve lançamento comercial em 2009.

Seus próximos filmes são os longas de ficção Antes da noite, em co-produção com a Argentina, e o documentário Filhos da libertação, em co-produção com o Canadá.

Filmografia

2020 :: Dentro da Minha Pele
2016 :: João Gonçalves – Forte e Poderoso
2016 :: A comédia divina
2011 :: Estamos Juntos
2011 :: Vocacional – Uma aventura humana
2009 :: Rita Cadillac – A Lady do Povo
2006 :: Dia de Festa (codir. Pablo Georgieff)
2005 :: Cabra-cega
2002 :: No olho do Furacão
2001 :: Latitude Zero
1997 :: O Velho – A História de Luiz Carlos Prestes
1992 :: 1999
1987 :: Guerras
1984 :: Under the Table

Galeria

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.

Internet:

FILMEB. Disponível no endereço: http://www.filmeb.com.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Toni Venturi. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/toni-venturi/
OLHAR IMAGINÁRIO. Disponível no endereço: https://www.olharimaginario.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]