fbpx

Tony Correia

Biografia

Antonio Fernandes Alves Correia, em arte conhecido como Tony Correia, é um ator luso-brasileiro nascido em Canas do Senhorim, Beira Alta, Portugal, em 1953.

De passagem pelo Brasil, acabou integrando a novela O Casarão, em 1976, como Jacinto Souza. Com o sucesso do personagem, ganhou papel de destaque em Locomotivas (1986), como Machadinho, que o torna conhecido em todo o Brasil.

Estreou no cinema em 1979 no filme O Guarani. Em 1982, produziu e interpretou o papel principal no filme Os Campeões, que tem como tema o automobilismo.

Após o sucesso, em 1983, casou-se com a carioca Renata e volta para Portugal para trabalhar na RTP. Depois resolve morar em Paris e Toulouse, no sul da França, por 15 anos, exercendo cargos de chefia nas multinacionais Havas e France Telecom.

Retornou em 2001 para participar da novela Roda da Vida, como Telmo, pela TV Record. Retomou sua carreira, ao atuar na novela Sabor da Paixão (2003), na minissérie Um só Coração (2004), como Miguel; e na novela Belíssima (2006), como Nuno, as duas últimas pela TV Globo.

Do seu casamento com Renata, tem dois filhos, Philippe (1988) e Charles-Antoine (1990).

Em 2007, também retornou ao cinema para participar do filme Dot.Com e ao teatro com a peça Com a Pulga Atrás da Orelha, de Georges Feydeau, com direção de Gracindo Jr..

Filmografia

2007 – Dot.Com (Brasil/Portugal)
1982 – Os Campeões
1979 – Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel
1979 – O Guarani

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.