fbpx

Tony de Sousa

Biografia

Antonio Ferreira de Sousa Filho, mais conhecido como Tony de Sousa, é cineasta, roteirista, ator e professor universitário, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e doutor em Ciências da Comunicação pela USP.

Nascido em Governador Dix-Sept Rosado (RN), Tony de Sousa mudou-se nos anos 70 para São Paulo, onde começou suas atividades artísticas. Atuou em teatro e cinema, onde conheceu profissionais que o inspiraram a trabalhar atrás das câmeras.

Tony de Sousa começou como continuista e assistente de direção em filmes de diretores, como Ozualdo Candeias, Fauze Mansur, John Doo, Adalto Cardoso, Waldir Kopezky, Edward Freund. Dirigiu vários curtas-metragens e os longas Avesso do Avesso e Expresso para Aanhangaba. Participou ativamente de ações para a conquista de maiores direitos e aperfeiçoamento dos profissionais de cinema através do Sindicato dos Artistas de São Paulo (SATED), Sindicato dos Trabalhadores Cinematográficos do Estado de São Paulo (SINDCINE) e do Congresso Brasileiro do Cinema (CBC).

Bibliografia

Internet:

http://tonydesousacine.blogspot.com/ – Blog de Tony de Sousa – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.