fbpx

Torre das Donzelas (2018)

Trailer

Sinopse

Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar, ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história em relatos carregados de emoção.

Há desejos que nem a prisão e nem a tortura inibem: liberdade e justiça. Há razões que nos mantém íntegros mesmo em situações extremas de dor e humilhação: a amizade e a solidariedade. Torre das Donzelas traz relatos inéditos e surpreendentes das ex-companheiras de cela do Presídio Tiradentes em São Paulo. Elas estiveram presas juntas na década de 70 na Torre das Donzelas, como era chamado o conjunto de celas femininas do presídio.

O filme remonta, a partir de fragmentos de lembranças de cada uma delas, uma instalação semelhante ao espaço do cárcere onde estiveram presas. Nesse cenário elas se reencontram 45 anos depois para romper com o silêncio e o medo de relatar os horrores de viver sob uma ditadura. Torre das donzelas é um exercício coletivo de memória feito por mulheres que acreditam que resistir ainda é o único modo de se manter livre.

O documentário aventura-se pelo campo experimental do documentário de reinvenção, tomando como referência algumas ferramentas do psicodrama, articuladas num jogo de reconstrução cênica com o apoio de uma instalação de arte semelhante ao ambiente da prisão. A partir de desenhos feitos por cada uma delas e nenhum parecido com o outro, o filme cria um campo de subjetividade ao erguer um espaço cinematográfico em que silêncios, pausas e reticências são tão importantes quanto as palavras.

Elenco

Dilma Rousseff
Ana Bursztyn
Ana Miranda
Fátima Setubal
Rita Sipahi
Guida Amaral
Maria Luiza Belloque
Iara Prado
Ilda Martins
Rose Nogueira
Lúcia Murat
Vera Vital Brasil
Cida Costa
Dulce Maia
Janice Theodoro
Iná Meirelles
Rioco Kayano
Nair Benedicto
Denise Beloque
Elza Lobo
Guida Amaral
Estrella Bohadana
Jessie Jane
Eva Teresa Skazufka
Robêni Costa
Ieda Seixas
Nair Kobashi

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Torre das Donzelas (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Susanna Lira
Roteiro: Susanna Lira e Rodrigo Hinrichsen
Produção: Susanna Lira e Nuno Godolphim
Fotografia: Tiago Tambelli e Jorge Bernado
Montagem: Célia Freitas e Paulo Mainhard
Música: Flavia Tygel
Empresa Produtora: Modo Operante Produções
Distribuição: Elo Company

Brasil | Documentário | Cor | 97 min. | 2018 | RJ

Bibliografia

Livros:

Internet:

FESTIVAL DO RIO 2018. O Tesouro Esquecido. Disponível no endereço: http://www.festivaldorio.com.br/br/filmes/torre-das-donzelas
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Torre das Donzelas. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/torre-das-donzelas/
TORRA DAS DONZELAS – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: https://www.torredasdonzelas.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Torre das Donzelas (2018)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.