fbpx

Trabalhar cansa (2011)

Trailers

Assista acima o trailer oficial do filme disponibilizado no Youtube:

Sinopse

Trabalhar Cansa é o primeiro longa-metragem dos paulistas Marco Dutra e Juliana Rojas.

O filme narra a história de Helena, mãe de família que resolve abandonar o posto de dona-de-casa para abrir seu próprio negócio: um mini-mercado. Sua linguagem cinematográfica flerta com o cinema fantástico na história de Helena, uma dona de casa que resolve abrir um minimercado. Quando seu marido Otávio perde o emprego, as relações entre eles e a empregada doméstica sofre uma grande inversão, enquanto estranhos acontecimentos começam a tomar conta do lugar.

Com produção da Dezenove Som e Imagens, Trabalhar Cansa usa a capital como cenário. O filme foi filmado em São Paulo, Paulínia e Campinas. Os atores Helena Albergaria e Marat Descartes, também protagonistas de Um Ramo, interpretam um casal que se arrisca a abrir seu próprio negócio, um mini-mercado.

O título do filme, produzido com R$ 2 milhões, se refere a um poema do italiano Cesare Pavese, embora a obra do autor não seja fonte para o roteiro escrito pela dupla.

O longa-metragem Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra, foi selecionado para a mostra oficial Un Certain Regard (“Um Certo Olhar”) do Festival de Cannes 2011.

Elenco

Helena Albergaria …. Helena
Marat Descartes …. Otávio
Naloana Lima …. Paula
Gilda Nomacce …. Gilda
Marina Flores …. Vanessa
Lilian Blanc …. Inês

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Trabalhar Cansa (2011) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra
Roteiro: Juliana Rojas e Marco Dutra
Direção de Fotografia: Matheus Rocha
Cenários: Fernando Zuccolotto
Montagem: Caetano Gotardo
Som: Gabriela Cunha, Fernando Henna e Daniel Turini
Som direto: Gabriela Cunha
Microfonistas: Juliano Zoppi e Fernando Russo
Produtora: Dezenove Som e Imagens

Prêmios

2011 :: Selecionado para a Mostra Oficial Un Certain Regard (“Um Certo Olhar”) do Festival de Cannes 2011
2011 :: Prêmio de Melhor Som para Gabriela Cunha, Daniel Turini e Fernando Henna pelo filme Trabalhar Cansa no Paulínia Festival de Cinema 2011

Bibliografia

Fontes de Referência:

Livros:

Sites na Internet:
http://www.cinemateca.org.br/ – Cinemateca Brasileira – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Trabalhar cansa (2011)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.