fbpx

Traição (1999)

Longa-metragem produzido pela Conspiração Filmes e dirigido por Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca, Traição é dividido em três episódios, todos baseados em crônicas de Nelson Rodrigues que têm o adultério como tema central, recriados para retratar as relações amorosas no Rio de Janeiro nas décadas de 50, 70 e 90.

Os episódios, respectivamente, são intitulados como: O primeiro pecado, Diabólicae Cachorro!.

No O primeiro pecado, a trama se passa nos Anos 50. Irene (Fernanda Torres) conhece Mário (Pedro Cardoso) num ponto de ônibus e, embora a moça seja “casadíssima”, parte para cima do sujeito. Irene leva o rapaz a emprestar o apartamento de um amigo para consumar o adultério. Em Diabólica, a trama já é nos Anos 70. Uma ninfeta (Ludmila Dayer) se envolve com um homem mais velho (Daniel Dantas). Na verdade, estão prestes a tornar-se cunhados quando a menina faz o diabo para levá-lo para a cama, deixando a irmã, ou melhor, a noiva (Fernanda Torres), louca de ciúmes. No último episódio, Cachorro!, estamos nos Anos 90, num quarto de hotel, onde o marido (Alexandre Borges) flagra a mulher (Drica Moraes) com seu melhor amigo (José Henrique Fonseca). A dor e a perplexidade do traído entram em cena.

O elenco do filme conta, entre outros, com Fernanda Torres, Fernanda Montenegro, Pedro Cardoso, Tonico Pereira, Tuca Andrada, Ludmila Dayer, Daniel Dantas, Jorge Dória, Francisco Cuoco, Drica Moraes, Alexandre Borges, José Henrique Fonseca.

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Traição (1999) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Arthur Fontes, Cláudio Torres e José Henrique Fonseca
Roteiro: Maurício Zacharias, Cláudio Torres, Fernanda Torres e Patrícia Melo
Produção: Flávio R. Tambellini, Leonardo Monteiro de Barros e Pedro Buarque de Hollanda
Produção Executiva: Augusto Casé, Rômulo Marinho Júnior e Tereza Gonzalez
Fotografia: Affonso H. Beato e Breno Silveira
Direção Artística: Toni Vanzolini e Gualter Pupo Filho
Montagem: João Paulo de Carvalho e Sérgio Mekler
Música: Dudu Marote, Apollo 9, Márcio Tagliari
Empresa Produtora: Conspiração Filmes
Co-produção: Globosat | Ravina Produções

Brasil | Drama | cor | min. | 1999

Fontes de Referência

Livros:

BALADI, Mauro. Dicionário de Cinema Brasileiro: filmes de longa-metragem produzidos entre 1909 e 2012. São Paulo: Martins Fortes, 2013.

Internet:

CINEMATECA BRASILEIRA. http://www.cinemateca.org.br/
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Traição. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/traicao/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Traição (1999)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.