fbpx

Trinta – O Filme (2013)

Trailer

Sinopse

POSTER TrintaCinebiografia ficcional do carnavalesco Joãosinho Trinta, mostrando sua vinda de São Luís, no Maranhão, até o Rio de Janeiro. Seu início de carreira como bailarino, a ida para o Salgueiro e a estreia como carnavalesco pela escola.

Um dos maiores artistas populares brasileiros, responsável por transformar o carnaval carioca em um evento de visibilidade mundial, a figura de Joãosinho Trinta é forte no imaginário popular.

Recentemente, o jornalista Nelson Motta disse ao Jornal da Globo: se me perguntarem por qual escola de samba eu torço, respondo à de Joãosinho Trinta, claro’. Essa é a sensação de muitos brasileiros que são tocados pela magia dos seus carnavais. No entanto, apesar de sempre presente na mídia, poucos conhecem o caminho percorrido desde o anonimato até o reconhecimento público. E é esse o lado pouco explorado de sua vida que o filme Trinta vai retratar, aguçando a curiosidade dos espectadores. Homens e mulheres, jovens e adultos, pobres e ricos, brasileiros de todas as raças e crenças. Trinta promete levar às salas de cinema todos os povos do Brasil.

Dirigido por Paulo Machline (do filme Natimorto) e com Matheus Nachtergaele, Milhem Cortaz e Paolla Oliveira no elenco, o filme é produzido pela Primo Filmes.

Elenco

Matheus Nachtergaele …. Joãosinho Trinta
Milhem Cortaz …. Tião
Paolla Oliveira …. Zeni
Fabrício Boliveira …. Calça Larga
Ernani Moraes …. Germano
Mariana Nunes
Paulo Tiefenthaler
Marco Ricca

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Trinta (2013) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Paulo Machline
Roteiro: Paulo Machline
Produtor: Paulo Machline
Direção de Fotografia: Lito Mendes da Rocha
Direção de Arte: Daniel Flaksman
Empresa Produtora: Primo Filmes
Empresa Distribuidora: Fox Filmes Brasil

Bibliografia

Periódicos:

PESSOA, Gabriela Sá. Se vira no 30. Jornal Folha de São Paulo. Caderno Ilustrada. 13 de nov. de 2014. E4 p.

Internet:

PRIMO FILMES. http://www.primofilmes.net/video/trinta/

TRINTA – O FILME (SITE OFICIAL). https://trintaofilme.wordpress.com/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Trinta – O Filme (2013)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.