fbpx

Trópicos Gelados (2016)

Sinopse

FOTO Tropicos GeladosEm dezembro de 1982, partiu rumo à Antártica a primeira expedição de pesquisadores brasileiros. Ernesto Rodrigues cobriu jornalisticamente o evento, acompanhando a missão da Marinha a bordo do navio Barão de Teffé. Recentemente, em 2013, o diretor retornou ao continente gelado e registrou todas as transformações ocorridas nessas três décadas. O documentário apresenta gravações feitas durante as duas viagens e entrevista os principais protagonistas desta história, entre marinheiros e cientistas, economistas e ambientalistas, soldados e políticos.

Depoimentos de Amyr Klink e de diversos integrantes da expedição narram, hoje, as dificuldades de comunicação e deslocamento na época, a bordo do navio dinamarquês de segunda mão, comprado às pressas pelo governo brasileiro. As imagens da empreitada e da bandeira cravada no gelo garantiriam ao Brasil o direito de sentar à mesa no front diplomático do Tratado Antártico e ter poder de voto sobre o futuro do território, além de contribuírem para o reconhecimento da ciência brasileira pela comunidade internacional. O filme aborda os desafios climáticos, tecnológicos, psicológicos e logísticos enfrentados por nossos pesquisadores, as implicações geopolíticas da missão, os programas científicos mais relevantes e a história dos principais membros do Programa Antártico Brasileiro.

Para os especialistas, a viagem era o início de uma série de análises com aves migratórias, descobertas de novas espécies e estudos sobre icebergs de todas as cores e tamanhos. Projetos excitantes para os acadêmicos, mas quase incompreensíveis para o repórter carioca acostumado ao calor dos trópicos. As imagens e as sensações vividas nos 28 dias da excursão original jamais sairiam da memória do jornalista, que aponta, a partir das conversas, questões relevantes sobre o futuro das pesquisas no continente, focadas nas mudanças em curso nas regiões polares e na análise da sua importância ambiental e econômica para o planeta.

Trópicos Gelados é um filme de Ernesto Rodrigues, que é também diretor de TV e escritor. Ele assina, entre outros trabalhos, as biografias de Ayrton Senna e João Havelange, livros que deram origem aos documentários Conversa com JH (2013) e Ayrton – Retratos e Memórias (2015), ambos dirigidos pelo próprio jornalista.

Elenco

Amyr Klink
Ernesto Rodrigues

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Trópicos Gelados (2016) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Ernesto Rodrigues

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.