fbpx

Tsé – Uma História de Amor à Vida (2018)

Trailer

Sinopse

Quando tinha 14 anos, a judia polonesa Tsecha Szpigel, Tsé, foi atirada pela janela de um trem em movimento pela própria mãe, para salvá-la. O trem estava a caminho do campo de extermínio nazista de Sobibor. Tsé precisou se reinventar para sobreviver. Anos mais tarde, veio para o Brasil em 1949. O documentário relata a sua saga através de depoimentos da própria Tsé de seus descendentes e sob olhar de seu neto, Fabio Kow, diretor do filme.

A história trata de questões universais, como a intolerância, o amor à vida e a constante reinvenção. A narrativa é conduzida pela própria Tsé e por seus descendentes, sob o olhar de seu neto Fabio Kow, diretor e roteirista do filme.

Kow registrou a história de sua avó desde a infância até 15 dias antes da morte de Tsé, em 2015. Além dos registros com a própria avó, o diretor produziu também material com netos, bisnetos e outros parentes e amigos, agregando perspectivas ao documentário. Fabio Kow também foi à Polônia para pesquisar documentações e registrar locais, como as rotas de fuga e o campo de concentração onde os pais de Tsé foram exterminados.

Ao jogar luz sobre a luta da pequena Tsé, nascida na Polônia em 1927, pela sobrevivência na Polônia invadida por Hitler, o documentário provoca reflexões sobre as consequências deixadas pelo nazismo.

A história conta em detalhes como Tsé sobreviveu à Segunda Guerra, tendo, desde cedo, que aprender a se reinventar para viver. Desde sua retirada, em segredo, de um trem que a levava com sua mãe para um campo de concentração nazista, até sua chegada ao Brasil.

Sob esta perspectiva, o documentário apresenta grande potencial como material educativo para exibição em escolas, associações e instituições focadas em jovens de todos os extratos sociais.

Elenco

Tsecha Szpigel …. Tsé

Ficha técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Tsé – Uma História de Amor à Vida (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Fábio Kow
Roteiro: Fábio Kow
Produção: Fábio Kow e Patrick Siaretta
Empresa Produtora: Fazendo Filmes
Empresa Co-Produtora: Teleimage
Distribuição: Pagu Pictures

País: Brasil
Ano: 2018

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Tsé – Uma História de Amor à Vida. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/tse/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.