fbpx

Tudo que Aprendemos Juntos (2015)

Sinopse

FOTO Tudo que Aprendemos JuntosTudo que Aprendemos Juntos conta a história de Laerte (Lázaro Ramos), um talentoso violinista que se vê obrigado a dar aulas de música para adolescentes na escola pública na comunidade de Heliópolis depois da tentativa fracassada de integrar a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Apesar das dificuldades, o poder transformador da música e da amizade, que surje entre o professor e seus alunos, abrem-se as portas para um novo mundo em suas vidas.

Ao perder a chance de trabalhar na maior orquestra sinfônica da América Latina e, frustrado, Laerte vai dar aulas na favela de Heliópolis. Na escola, cercado por pobreza e violência, redescobre a música de forma tão apaixonada que acaba por contagiar os jovens estudantes.

O ponto de partida do roteiro é a peça Acorda Brasil, escrita por Antonio Ermírio de Moraes sobre a experiência do Instituto Baccarelli e a criação da Orquestra Sinfônica Heliópolis.

No elenco estão Lázaro Ramos, Kaique Jesus (Linha de Passe), Elzio Vieira, Sandra Corveloni, Thogun Teixeira, Fernanda de Freitas, Hermes Baroli e Criolo. O filme tem ainda participações especiais da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e de sua regente titular, Marin Alsop, além de Rappin’ Hood.

O filme, dirigido por Sérgio Machado, anteriormente tinha um título de Heliópolis, mas mudou para Tudo que Aprendemos Juntos, sendo exibido com tal título, por exemplo, na 39ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Produzido pela Gullane Filmes em coprodução com a Fox Internacional Productions, o longa tem distribuição da Fox Film do Brasil e tem previsão de estréia em circuito comercial no final de 2015.

Elenco

Lázaro Ramos
Elzio Vieira
Kaique Jesus
Sandra Corveloni
Thogun Teixeira
Fernanda de Freitas
Hermes Baroli

Criolo

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Tudo que Aprendemos Juntos (2015) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Sérgio Machado
Roteiro: Sérgio Machado, Maria Adelaide Amaral, Marcelo Gomes e Marta Nehring
Direção de Fotografia: Marcelo Durst
Montagem: Márcio Hashimoto
Direção de Arte: Valdy Lopes Jr
Música: Alexandre Guerra e Felipe de Souza
Empresa Produtora: Gullane Filmes
Empresa CoProdutora: Fox Internacional Productions
Distribuição: Fox Film do Brasil

Bibliografia

Internet:

FESTIVAL DEL FILM LOCARNO. http://www.pardolive.ch/pardo/program/film.html?fid=824656

GULLANE. www.gullane.com

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.