Últimas Conversas (2015)
A partir de entrevistas com jovens estudantes brasileiros, o filme busca entender como pensam, sonham e vivem os adolescentes de hoje.
Quando morreu, em fevereiro de 2014, Eduardo Coutinho deixou 32 horas de material gravado e um caderno com anotações iniciais a respeito desse material.
Foi então que João Moreira Salles, produtor deste e dos nove longas anteriores do Coutinho, contando com a ajuda imprescindível de Jordana Berg, montadora dos filmes do cineasta desde Santo Forte (1999), levou a diante a missão de terminar essa obra.
Uma grande responsabilidade de difícil execução. O processo levou oito meses até que chegassem ao resultado do filme.
No corte final temos nove entrevistas das 97 realizadas. As filmagens aconteceram entre 2 e 12 de novembro de 2014 no Estúdio do Cais.
A fotografia é de Jacques Cheuiche e o som de Valéria Ferro, companheiros de longa data de Coutinho.
O filme Últimas Conversas foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural.
Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.
Veja logo abaixo a equipe técnica de Últimas Conversas (2015) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:
Direção: Eduardo Coutinho
Roteiro: Eduardo Coutinho
Produção: João Moreira Salles
Direção de Fotografia é de Jacques Cheuiche, abc
Som: Valéria Ferro
Montagem: Jordana Berg
Empresa Produtora: Videofilmes
3 comentários sobre “Últimas Conversas (2015)”