fbpx

Urbano Lóes (1917-1980)

Biografia

Urbano Rodrigues Lóes, em arte conhecido como Urbano Lóes, foi um ator brasileiro nascido em Minas Gerais em 1917, em plena Primeira Guerra Mundial. Formou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito do RJ.

Embora tenha se formado em Direito, iniciou sua carreira artística em 1930, com vinte e dois anos de idade. Foi locutor, ator e radialista da Rádio Nacional e Mayrink Veiga. Depois transfere-se para a Rádio Mayrink Veiga e Rádio Globo e faz sucesso com os programas Papai Urbano e Conversa em Família, permanecendo no ar até meados da década de 1960.

Estreou na televisão e no cinema durante a década de 60. Participou muitas novelas, destacando-se Verão Vermelho (1970), sua estreia, Selva de Pedra (1972) e O Bem-Amado (1973). Como ator, atuou apenas em obras da Rede Globo.

No cinema, atuou em filmes de relevante sucesso e na televisão. Estreou no cinema em 1970 no filme Ascensão e Queda de um Paquera (1970). Entre outros, participou também de O Fruto Proibido (1976) e O Coronel e o Lobisomem (1979).

Escreveu o livro Como Vencer e Convencer Como Ator.

Foi casado por 40 anos com a atriz Lídia Mattos com quem teve dois filhos: a atriz e cineasta Dilma Lóes e o escritor e poeta Luiz Carlos Lóes. (Também era pai do comerciante Urbano Lóes Júnior, da médica Tania Matos Lóes?). Era avô de Vanessa Lóes, casada com o ator Thiago Lacerda, que também é atriz.

Urbano Lóes faleceu, aos 63 anos de idade, no Rio de Janeiro, no dia 22 de março de 1980, em decorrência de um câncer no pâncreas.

Filmografia

1970 – Ascensão e Queda de um Paquera`
1971 – Quando as Mulheres Paqueram`
1972 – O Grande Gozador
1973 – Como Era Boa a Nossa Empregada (episódio: Lula e a Copeira)
1974 – As Mulheres que Fazem Diferente (episódio: Uma Delícia de Mulher)
1976 – Fruto Proibido
1976 – O Pai do Povo
1977 – O Seminarista
1979 – O Coronel e o Lobisomen

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Urbano Lóes. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/urbano-loes/
WIKIPEDIA. Urbano Lóes. Disponível no endereço: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Urbano_L%C3%B3es

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.