fbpx

Urbe (2008)

Sinopse

Urbe é um filme sobre as raízes de uma cidade e os sentimentos de seus habitantes. Um documentário de montagem, onde histórias de diferentes personagens são entrelaçadas em um poema visual, realizado sem palavras, sem entrevistas, sem locução… Uma espécie de sinfonia dos centros urbanos contemporâneos, focada na parte afetiva de uma cidade.

Acompanhando as andanças de um casal de cães vira-latas pela cidade, “o filme fala de coisas que ficam, porque fazem parte da natureza do homem. Nele são mostrados rostos e corpos, capturados em diversos rituais urbanos. Hospitais, igrejas, estádios de futebol, maternidade, cemitério, calçadas, ruas, esquinas… A cidade é o palco e por ela desfilam personagens anônimos flagrados em suas ações cotidianas”, afirma Pimentel.

Ele acrescenta que o documentário, com 15 minutos, compõe uma espécie de álbum fotográfico de uma cidade. “Retratos íntimos de pessoas e ações ordinárias que geralmente não são notícias de jornais. Figuras anônimas condenadas à brevidade do viver e flagradas em instantes do cotidiano, em um grande devaneio pela urbe contemporânea.” O curta foi filmado e montado entre janeiro e fevereiro de 2008, sendo finalizado em película de 35 milímetros.

Realizado com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, o documentário Urbe, de Marcos Pimentel, foi lançado em Juiz de Fora dia 27 de outubro do ano de 2008, às 20h, no Cine-Theatro Central, na solenidade de abertura do Festival Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora. O curta voltou a ser exibido no dia 1º de novembro de 2008, no CineArte Palace, às 15h. As duas sessões tiveram entrada franca.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Urbe (2008) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

DireçãoMarcos Pimentel
Roteiro: Marcos Pimentel
Pesquisa: Marcos Pimentel e Ramon Carvalho
Produção: Cristiano Rodrigues
Direção de Fotografia: Mauro Pianta
Edição de som: O Grivo
Trilha Sonora Original: O Grivo
Montagem: Horácio Velásquez
Abertura e Design: Luiz André Gama

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Urbe. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/urbe/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Urbe (2008)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.