fbpx

Vera Amado (1913-1960)

Biografia

Vera Gibson Amado, em arte conhecida como Vera Amado e/ou Vera Clouzot, foi uma atriz brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 30 de dezembro de 1913. É filha do escritor e diplomata Gilberto Amado (1887-1969).

No início dos anos 1950 conheceu o diretor francês Henri-Georges Clouzot com logo se casa, e, pelas mãos do marido, torna-se atriz, adotando o nome artístico de Vera Clouzot.

Estreou no cinema em 1953 no filme Le Salaire de la Peur, como Linda, depois Les Diaboliques (1955), como Christina, e finalmente Les Espions (1957), como Lucie.

Atuou somente na França, não tendo participado de nenhum filme brasileiro, mas os poucos que fez são hoje cult no meio intelectual cinematográfico.

Morreu em 15 de dezembro de 1960, de ataque cardíaco, poucos dias antes de completar 47 anos de idade, em Paris, França, nos deixando de presente e lembrança sua bela imagem nos poucos filmes que fez.

Filmografia

1957 – Os Espiões (Les Espions) (França)
1955 – As Diabólicas (Les Diaboliques) (França)
1953 – O Salário do Medo (Le Salaire de la Peur) (França)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Vera Amado. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/vera-amado/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.