fbpx

Vera Mancini

Biografia

Vera Mancini é uma atriz brasileira nascida em São Carlos (SP) no dia 06 de novembro de 1954.

Iniciou sua carreira como atriz teatral, profissão que abraçou e priorizou. Atuou em dezenas de peças, com destaque para Beijo no Asfalto, direção de Osmar Rodrigues Cruz; Hair, direção de Antonio Abujamra; Noviças Rebeldes, direção de Wolf Maia; A Guerra Santa, direção de Gabriel Villela; Ópera do Malandro, direção de Gabriel Villela; A Mandrágora, direção de Eduardo Tolentino de Araújo; Caxuxa etc. Ao longo dos anos, seu talento foi reconhecido com os prêmios Mambembe, APCA, Apetesp, etc.

Estreou no cinema em 1980 no filme Orgia das Taras, mas encontrou seu melhor momento em 2003 em Garotas do ABC, no papel da alcoólatra atrevida e franca Sofia, pelo qual recebe o Candango de melhor atriz coadjuvante no Festival de Brasília e no Festival de Gramado, os dois principais do país.

Vera esnobou a televisão e dela pouco participou – a não ser em Amor e Ódio (2001) e Jamais te Esquecerei (2003), ambas pelo SBT. Na TV Globo, participou de um episódio do programa Toma Lá, Dá Cá (2008); A Forma da Lei (2010); Morde & Assopra (2011); Amor Eterno Amor (2012); Amor à Vida (2013).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Vera Mancini. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/vera-mancini/
VGI AGENTES Vera Mancini. Disponível no endereço: https://vgiagentes.com.br/artistas/vera-mancini/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados