fbpx

Via Negromonte

Biografia

Wilma Fernandes Negromonte, em arte conhecida como Via Negromonte (ou VyaVia Negromonte), é uma atriz, cantora, bailarina e diretora musical brasileira nascida em Belo Horizonte (MG) no dia 12 de abril de 1959.

Aos dezesseis anos, já era solista do Teatro Palácio das Artes em Belo Horizonte. Ganhou bolsa de estudos para o American Ballet, em Nova York e, depois, tornou-se bolsista do Alvin Ailey Dance Company. Em 1979, foiu escolhida entre duzentas candidatas para interpretar Anita, no espetáculo West Side Story. Foi sua estreia triunfal na Broadway.

Em Londres, participou dos videoclipes de Nile Rogers, Peter Godwin, Martin Kahan, Grace Jones, fazendo a coreografia deste último, sob a direção de Jean-Paul Goude. Ao voltar a Nova York, no ano de 1982/1983, Via passou a compor pop-music, e fazer shows com influências de rock, blues e pop em seu repertório. Estreou no cinema como dançarina no filme The Cotton Club.

De volta ao Brasil em 1988, gravou dois LPs pela CBS Discos.

Na TV Manchete, atuou nas novelas Kananga do Japão (1989) e A História de Ana Raio e Zé Trovão (1990). Em 2003, marcou presença na exposição Arte da África, no CCBB do Rio de Janeiro, e foi responsável pela concepção e direção artística e musical da exposição Por Ti América, também no CCBB em 2006.

Contratada pela TV Globo, participou da novela Irmãos Coragem (1995), como Domingas, Belíssima (2006), como Diva, e Sítio do Pica-Pau Amarelo (2007), como Cassandra.

Foi casada por muitos anos com o ator Nelson Xavier, com quem teve uma filha, Sofia Helena Xavier.

Filmografia

2010 :: Chico Xavier – O Filme
2009 – Cabeça a Prêmio
2002 – Lua Cambará – Nas Escadarias do Palácio
1998 – Auto de Leidiana (CM)
1997 – O Testamento do Senhor Napumoceno
1990 – Lambada, o Filme (Lambada) (Brasil/Itália)
1984 :: The Cott on Club (EUA) (dançarina)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Via Negromonte. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/via-negromonte/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Via Negromonte

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.