Vicente Ferraz
Vicente Ferraz Gonçalves, em arte mais conhecido como Vicente Ferraz, é um cineasta e diretor de fotografia brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1965. Graduou-se em Comunicação Social pela PUC-Rio, mas só encontraria sua verdadeira vocação em Cuba, na década de 80, durante sua passagem pela Escola de Cinema e TV de Santo Antonio de Los Baños (EICTV), de San Antonio de Los Baños, em Cuba, entre 1981 e 1991.
Foi lá na EICTV que Vicente Ferraz seu primeiro filme como diretor e fotógrafo, realizado ainda em Cuba, o cura Perdidos em El Camino, sendo selecionado para alguns festivais internacionais.
Durante seus estudos em terras cubanas, descobriu o filme Soy Cuba, de Mikhail Kalatozov, rodado em 1961. Fascinado com a obra, Ferraz produziu, fotografou e dirigiu seu primeiro longa, Soy Cuba – O Mamute Siberiano (2005), documentário sobre a produção do clássico do cinema socialista cubano-soviético. Lançado, o filme levou o prêmio de Melhor Documentário do Festival de Gramado 2005 e foi selecionado para o prestigiado Sandance Institute dos EUA, entre muitos outros prêmios.
Consolida sua carreira ao dirigir filmes no Brasil, Cuba, Costa Rica e Nicarágua.
Em 2010, Vicente Ferraz divulgou seu primeiro longa: El Ultimo Comandante e, atualmente, está envolvido com a produção de outro longa: A Montanha, uma coprodução com a Itália e que tem no roteiro um personagem piauiense.
Também participou de um longa coletivo formado por vários episódios dirigidos por cineastas de vários países: O Estado do Mundo, que foi exibido no Festival de Cannes 2008.
:: Filmografia como Diretor ::
2013 :: A Estrada 47
2010 :: El Ultimo Comandante (O Último Comandante)
2010 :: Arquitetos do poder
2007 :: O Estado do Mundo (Episódio: Germano)
2005 :: Soy Cuba – O Mamute Siberiano (cofot. Tareq Daoud)
1991 :: Perdidos en El Camino (CM) (Cuba)
:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::
2010 :: El Ultimo Comandante (O Último Comandante)
2005 :: Soy Cuba – O Mamute Siberiano (cofot. Tareq Daoud)
1997 :: Taxi Brasil; A Wedding in Havana
1995 :: O Amor não Acaba as Quinze e Trinta (CM)
1991 :: Perdidos en El Camino (CM) (Cuba)
Fontes de Referência
Livros:
SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.
Internet:
HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/vicente-ferraz/
Um comentário em “Vicente Ferraz”