fbpx

Vicente Ferraz

Biografia

Vicente Ferraz Gonçalves, em arte mais conhecido como Vicente Ferraz, é um cineasta e diretor de fotografia brasileiro nascido no Rio de Janeiro (RJ) em 1965. Graduou-se em Comunicação Social pela PUC-Rio, mas só encontraria sua verdadeira vocação em Cuba, na década de 80, durante sua passagem pela Escola de Cinema e TV de Santo Antonio de Los Baños (EICTV), de San Antonio de Los Baños, em Cuba, entre 1981 e 1991.

Foi lá na EICTV que Vicente Ferraz seu primeiro filme como diretor e fotógrafo, realizado ainda em Cuba, o cura Perdidos em El Camino, sendo selecionado para alguns festivais internacionais.

Durante seus estudos em terras cubanas, descobriu o filme Soy Cuba, de Mikhail Kalatozov, rodado em 1961. Fascinado com a obra, Ferraz produziu, fotografou e dirigiu seu primeiro longa, Soy Cuba – O Mamute Siberiano (2005), documentário sobre a produção do clássico do cinema socialista cubano-soviético. Lançado, o filme levou o prêmio de Melhor Documentário do Festival de Gramado 2005 e foi selecionado para o prestigiado Sandance Institute dos EUA, entre muitos outros prêmios.

Consolida sua carreira ao dirigir filmes no Brasil, Cuba, Costa Rica e Nicarágua.

Em 2010, Vicente Ferraz divulgou seu primeiro longa: El Ultimo Comandante e, atualmente, está envolvido com a produção de outro longa: A Montanha, uma coprodução com a Itália e que tem no roteiro um personagem piauiense.

Também participou de um longa coletivo formado por vários episódios dirigidos por cineastas de vários países: O Estado do Mundo, que foi exibido no Festival de Cannes 2008.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2013 :: A Estrada 47
2010 :: El Ultimo Comandante (O Último Comandante)
2010 :: Arquitetos do poder
2007 :: O Estado do Mundo (Episódio: Germano)
2005 :: Soy Cuba – O Mamute Siberiano (cofot. Tareq Daoud)
1991 :: Perdidos en El Camino (CM) (Cuba)

:: Filmografia como Diretor de Fotografia ::

2010 :: El Ultimo Comandante (O Último Comandante)
2005 :: Soy Cuba – O Mamute Siberiano (cofot. Tareq Daoud)
1997 :: Taxi Brasil; A Wedding in Havana
1995 :: O Amor não Acaba as Quinze e Trinta (CM)
1991 :: Perdidos en El Camino (CM) (Cuba)

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

SILVA NETO, Antônio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/vicente-ferraz/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Um comentário em “Vicente Ferraz

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.