fbpx

Victor Lopes

Biografia

Victor Lopes é um cineasta, roteirista, documentarista e produtor de cinema moçambicano nascido em Maputo no dia 24 de abril. Radicado no Brasil há mais de 40 anos, estudou Cinema na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Victor Lopes começou a carreira como estagiário e assistente de direção em curtas. Seu primeiro trabalho na direção foi em 1987, com o curta Zed.

Em 1992, dirigiu e corroteirizou o média-metragem de ficção Vênus de Fogo, filme de ficção destinado à prevenção da AIDS entre prostitutas, premiado no Brasil e na Itália e que integra o acervo do MOMA, de Nova Iorque.

Na televisão, dirigiu a série educativa Noções de coisas, escrita pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

Seu primeiro longa-metragem foi o documentário Língua – Vidas em Português (2001), premiado pelo ICAM (Instituto de Cinema, Audiovisual e Multimedia) em Portugal, onde também ganhou o Grande Prêmio da Lusofonia em 2002, encerrando como filme hors-concours o Festival Internacional de Documentários de Lisboa.

Em 2003, realizou o curta Bala Perdida, curta-metragem de ficção premiado no concurso da RioFilme/Canal Brasil, e ganhador de vinte prêmios em festivais nacionais e internacionais.

Em 2009, dirigiu sob encomenda o documentário Eliezer Batista – O engenheiro do Brasil, ampla biografia sobre Eliezer Batista.

Lançou-se no gênero da comédia, dirigindo Agamenon Mendes Pedreira – O Filme (2012), adaptando para o cinema o icônico personagem Agamenon, criado pelo de humoristas do Casseta & Planeta no então tablóide de humor da década do início dos anos 80.

Em 2013, dirigiu o longa Serra Pelada: a Lenda da Montanha de Ouro, documentário que conta toda a história sobre o famoso garimpo de Serra Pelada, no Pará.

Em 2015, dirigiu o documentário biográfico Betinho – A esperança equilibrista, sobre o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

Em 2019, lança Histórias da Cidadania, documentário que conta histórias que ajudam a construir o que foi – e que ainda é – a Ação da Cidadania, criada por Betinho em sua luta contra a fome e a miséria no Brasil.

Bibliografia

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Victor Lopes. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/victor-lopes/
PLANOB. Victor Lopes. Disponível no endereço: http://www.filmeb.com.br/quem-e-quem/diretor-documentarista-roteirista/victor-lopes

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.