fbpx

Vini Nora

Biografia

Vinicius Nora, em arte mais conhecido como Vini Nora, é um diretor de fotografia nascido em Caxias do Sul (RS) em 22 de outubro de 1976. Em 1985, mudou-se com a família para Porto Alegre. Formou-se em Publicidade e Propaganda pela PUC-RS.

Iniciou sua atividade no cinema fazendo experiências na bitola Super-8. Seu primeiro filme é o Curto, em que dirige em parceria de Christian Schneider, Gustavo Brandau e Leandro Rangel. Ainda em Super-8, adquire experiência como fotógrafo nos experimentais Exit (1999), Xadrez (1999), As Aventuras de Guliver (2000) e Plano B (2001), pelo qual, entre outros, recebe os prêmios Menção Honrosa no Festival de Londrina, PR e Melhor Fotografia no Festival Super-8 de São Paulo; por Exit, em 1999, Menção Honrosa em Londrina PR; por Xadrez, em 1999 e Monção Honrosa em Gramado; por Plano B, em 2001, Melhor Filme em Gramado. Em 2000 funda a produtora Filmes do Brasil, que dedica-se ao cinema institucional e publicitário. Em 2002 é diretor assistente na campanha para governador do estado do Ceará. Entre 2002 e 2003 é Diretor de Produção dos especiais da RBS TV (filiada da Globo no RGS e SC), Lagoa da Música, A Herança de Faustino Correa e Guerra Contra Rosas direção de Carlos Ferreira. Produz e fotografa diversos videoclipes como DK (2000), da banda Noisekiller e para outras bandas como: Tweedy, Locomotores, Soul Ed, 808 SEX, Amêndoa e Pedrada Afú. Produz e dirige a fotografia de diversos documentários e ficção para a TV como A Mulher do Sol (2007), Lutz, para o DOC-TV Brasil (2007), Mistério Nos Céus de Pelotas, Wolfgang Harnisch, Águas do Arvoredo, Porto Alegre de Quintana, Minha Mãe, A Dança do Pensamento (2008), Mestres em Obras (2009), etc, quase sempre veiculados pela TV RBS.

Em 2010, assinou a fotografia de seu primeiro longa, Bitols, de André Arieta.

Filmografia

Filmografia: 1998-O Curto (CM) (dir.) (codir Christian Schneider, Gustavo Brandau e Leandro Rangel); Antares 541 (CM) (fot.); A Menina dos Milagres (CM) (fot.); Lilith, a Última Viagem do Século (CM) (fot.); 1999-Exit (CM) (dir., fot.) (codirChristian Schneider e Leandro Rangel); Xadrez (CM) (dir., fot.); 2000-As Aventuras de Guliver (CM) (fot.); Santidade (CM) (fot.); Super 8 Contra o Gigante Eletrônico (CM) (fot.); 2001-Enganando o Anão (CM) (fot.); Explosão de Estrelas (CM) (fot.); O Mundo de Sofia (CM) (fot.); Plano B (CM) (dir., fot.); 2003-A Banda III (CM) (dir., fot.) (codir Gustavo Brandau, Marcello Lima e Roberta Pinto); 2007-A Mulher do Sol (CM) (fot.); Lutz (MM) (fot.); 2008-A Dança do Pensamento (MM) (fot.); Charles Bronson Com Mr. Batata (CM) (fot.); Minha Mãe (CM) (fot.); Mistérios nos Ceus de Pelotas (CM) (fot.); Os Viajantes (CM) (dir., fot.); Porto Alegre de Quintana (CM) (fot.); Wolfgang Harnisch – Série: Os Viajantes (CM) (dir., fot.); 2009-Mestres Em Obras (MM) (fot.); 2010-Bitols (fot.).

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2011.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.