fbpx

Vinicius (2005)

Sinopse

Vinicius de Moraes, o sublime poeta do cotidiano, autor de 400 poesias e 400 letras de músicas, está de volta em filme dirigido por Miguel Faria Jr. e produzido por Susana de Moraes.

Para celebrar a vida e a obra de um criador multifacetado – autor teatral, poeta, parceiro dos nomes mais importantes da MPB e, acima de tudo, um iluminado personagem da história cultural do país – o diretor Miguel Faria Jr. reuniu um incomparável elenco de parceiros, intérpretes, amigos e raras imagens de arquivo que relembram a genial simplicidade de Vinicius com a espontaneidade, humor e liberdade de quem conversa em uma mesa de bar.

Com produção da Iberautor Promociones Culturales, 1001 Filmes Ltda., VM Empreendimentos Artísticos e Culturais Ltda. e Sky Light Cinema Foto e Art Ltda., e patrocínio da BR Petrobras e BNDES, VINICIUS apresenta depoimentos de Chico Buarque, Ferreira Gullar, Carlos Lyra, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Toquinho, entre muitos outros.

Adriana Calcanhoto, Olívia Byington, Mariana de Moraes, Mart´Nália e Mônica Salmaso interpretam os grandes clássicos enquanto Camila Morgado e Ricardo Blat, em encenação de um show sobre Vinicius, relembram textos e poesias sobre paixão, amizade, alegria, beleza, delicadeza e perdão – os temas preferidos do poeta.

Elenco

Camila Morgado
Ricardo Blat
Chico Buarque
Caetano Veloso
Carlos Lyra
Toquinho
Adriana Calcanhoto
Tom Jobim
Baden Powell
Miúcha
Francis Hime
Olívia Byington
Ferreira Gullar
Antônio Cândido
Gilberto Gil
Martinho da Vila
Mart’Nália
Susana de Moraes
Mariana de Moraes
Edu Lobo
Mônica Salmaso

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Vinicius (2005) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Miguel Faria Jr.
Roteiro: Miguel Faria Jr. e Diana Vasconcellos
Com colaboração de: Eucanaã Ferraz
Texto Final: Eric Nepomuceno
Produção: Miguel Faria Jr. e Susana de Moraes
Direção de Fotografia: Lauro Escorel, ABC
Direção Musical: Luiz Claudio Ramos
Direção de Arte: Marcos Flaksman, ABC
Figurinista: Marília Carneiro
Montagem: Diana Vasconcellos (ABC)
Som Direto: Bruno Fernandes
Edição de Som: Miriam Bidderman, ABC
Pós-produção: Marcelo Pedrazzi
Produção Executiva: Tereza Gonzalez
Distribuição: UIP

A trilha sonora de Vinicius, com gravações inéditas feitas para o filme, está disponível em CD “Biscoito Fino”.

Bibliografia

Internet:

VINICIUS DE MORAES – SITE OFICIAL. Disponível no endereço: www.viniciusdemoraes.com.br

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Vinicius (2005)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.