fbpx

Vozes da Resistência (2018)

Documentário curta-metragem que busca dar voz àqueles que resistiram à ditadura e mostrar os modos de funcionamento da cadeia repressiva em Minas Gerais, bem como alguns locais que foram importantes tanto por serem marcos da repressão quanto por terem sido palco de resistência. A narrativa é conduzida pelos depoentes da Comissão da Verdade em Minas Gerais, que contam suas experiências no período. O filme, contudo, busca se afastar da ideia de vitimização e se aproximar da força e garra daqueles que se revoltaram contra as injustiças.

Entre as pessoas que concederam depoimento à comissão e integram os filmes estão os ex-ministros Eleonora Menicucci e Nilmário Miranda, o advogado e ex-prefeito de Juiz de Fora Tarcísio Delgado, Frei Oswaldo Rezende, da Congregação dos Dominicanos, a professora universitária Delcy Gonçalves, o médico Carlos Melgaço e a psicóloga Emely Vieira Salazar, entre outros.

Elenco

Eleonora Menicucci
Nilmário Miranda
Tarcísio Delgado
Frei Oswaldo Rezende
Delcy Gonçalves
Carlos Melgaço
Emely Vieira Salazar

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Vozes da Resistência (2018) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Fernanda Sanglard e Victor Zaiden
Roteiro: Fernanda Sanglard
Produção Executiva: Alessandro Arbex
Direção de fotografia: Mauro Pianta
Montagem: Christiano Pires
Finalização: Christiano Pires
Empresa Produtora: Vagalume Filmes
Coprodutora: Comissão da Verdade em Minas Gerais (COVEMG)

Brasil | Documentário | 24 min. | HD | 2018

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Vozes da Resistência. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/vozes-da-resistencia/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Vozes da Resistência (2018)

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.