fbpx

Walbercy Ribas

Biografia

Walbercy Camargo Ribas, em arte mais conhecido como Walbercy Ribas, é um cineasta de animação brasileiro nascido em Ribeirão Preto (MG). Artista autodidata, trabalha em animação há mais de trinta e cinco anos. É pai do também cineasta de animação Rafael Ribas.

Iniciou carreira nos desenhos animados em 1959, trabalhando com publicidade. Em 1966, fundou a Start Desenhos Animados. Produziu e dirigiu cerca de dois mil filmes comerciais, entre curtas e médias, para o Brasil e outros países como Estados Unidos, Portugal, México. Em 1972, ganhou o Leão de Ouro pelo comercial da Barata Rodox, e em 1978, o Leão de Bronze pelo comercial do Homenzinho Azul, ambos no festival publicitário de Cannes.

Em 2001, lançou O grilo feliz (2001), uma das poucas experiências brasileiras no gênero do longa-metragem de animação. O filme recebeu diversos prêmios, entre eles o de melhor filme de animação no Wiscosin International Children’s Film Festival em 2002, melhor animação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2002 e ainda foi finalista do Chicago International Children’s Film Festival. Apesar do reconhecimento expresso em uma grande lista de prêmios nacionais e internacionais, assim como, pelo conjunto da obra, Ribas considerou o lançamento do longa-metragem O grilo feliz como a grande realização de sua carreira.

Feita durante cerca de 15 anos de maneira independente e intermitente, essa fábula cativante exalta valores como liberdade, amizade, solidariedade e respeito pelo meio-ambiente. o primeiro de uma serie de comerciais criadas pela Start Anima para a Sharp, que revolucionaram o desenho publicitario. A ideia principal foi utilizar os sons da natureza e associa-los a qualidade do som dos produtos Sharp.

Em 2009, lançou a continuação O grilo feliz e os insetos gigantes (2009), que foi finalista no Chicago International Children’s Film Festival e recebeu os prêmios de melhor longa-metragem infantil e melhor longa de animação no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2010.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2009 :: O grilo feliz e os insetos gigantes (codir. Rafael Ribas)
2001 :: O grilo feliz

:: Filmografia como Roteiro ::

2009 :: O grilo feliz e os insetos gigantes
2001 :: O grilo feliz

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2013 :: Luz, Anima, Ação

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.

Internet:

BLOG BRASIL ANNIMA. http://brasilannima.blogspot.com.br/2011/08/walbercy-ribas-o-genio-dos-comerciais.html
FILMEB. http://www.filmeb.com.br/quem-e-quem/animacao-diretor/walbercy-ribas
IMDB. http://www.imdb.com/name/nm1032257/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

3 comentários sobre “Walbercy Ribas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.