fbpx

Waldir Calmon (1919-1982)

Biografia

Waldir Calmon foi um pianista e compositor brasileiro nascido em Rio Novo (MG) no dia 30 de janeiro de 1919.

Estudou piano desde menino e, na adolescência, formou sua orquestra, que passou a abrilhantar as principais boates do Rio de Janeiro.

Estreou no cinema em 1953 no filme É pra Casar?.

O pianista e compositor ficou conhecido por suas séries bem sucedidas em disco: “Feito para dançar”, “Para ouvir amando”, “Chá dançante”, “Uma noite no Arpège”, essa feita para a boate Arpège que ele mesmo fundou na rua Gustavo Sampaio, no Leme, onde passaram nomes como Tom Jobim, Ary Barroso e local em que Chico Buarque fez sua primeira temporada no Rio, em 1966.

Com grande tino comercial, vendedor de disco nato, Waldir Calmon não deixou passar a oportunidade de dedicar um disco todo (os LPs ainda eram uma novidade) à obra de Herivelto Martins, um dos maiores compositores brasileiros daquele momento, que vinha com uma década de amplo sucesso com seu Trio de Ouro.

Faleceu, aos 63 anos de idade, no Rio de Janeiro, no dia 11 de abril de 1982, vítima de ataque cardíaco.

Filmografia

1962 – Rio à Noite
1958 – Hoje o Galo Sou Eu
1957 – Com a Mão na Massa
1956 – Depois eu Conto
1953 – É pra Casar?

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Waldir Calmon. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/waldir-calmon/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.