fbpx

Walter Lima Jr.

Biografia

Walter Lima Junior é um cineasta e roteirista brasileiro nascido na cidade de Niterói (RJ) no dia 26 de novembro de 1938. Advogado formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Também atuou na direção de diversos documentários para a televisão brasileira.

Foi crítico de cinema dos jornais O Metropolitano, Correio da Manhã e Tribuna da Imprensa na década de 60, ajudando a estabelecer os conceitos do Cinema Novo. Seu primeiro longa-metragem foi Menino de Engenho, de 1965, com produção de Glauber Rocha e do próprio Walter Lima Junior.

Participou da última fase do Cinema Novo com seu filme Brasil Ano 2000, de 1969, produzido por, entre outros, Glauber Rocha, Luiz Carlos Barreto e Júlio Bressane. A obra se insere no “movimento tropicalista”, o qual reivindicava a representação de um Brasil desigual e disforme, através da justaposição alegórica de fragmentos díspares. De um lado o país moderno e de outro, o arcaico: o contraste daria a medida desta junção.

Em A Lira do Delírio, de 1978, há uma síntese de experimentação, autonomia e não padronização comercial. Para esse filme, iniciado em 1973, o cineasta documentou cenas do carnaval carioca em 16mm, com os atores no meio dos blocos de rua, e só depois disso é que os personagens foram desenvolvidos.

Divertido e irônico, A Lira do Delírio foi um momento de respiração para a criatividade, não se deixando abater e respondendo às coerções com a alegria de se fazer cinema. O mesmo compromisso com o fazer cinematográfico, Walter Lima Jr. voltaria a mostrar em Inocência (1983). O cineasta foi casado com a atriz Anecy Rocha – irmã de Glauber Rocha -, que morreu ao cair no poço de um elevador antes da montagem de A Lira do Delírio, no qual ela era a protagonista.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2015 :: Através da sombra
2008 :: Os Desafinados
2004 :: Thomaz Farkas, brasileiro
1997 :: A Ostra e o Vento
1995 :: O Monge e a Filha do Carrasco
1983 :: Inocência
1978 :: A Lira do Delírio
1969 :: Brasil Ano 2000
1965 :: Menino de engenho

:: Filmografia como Roteirista ::

2015 :: Através da sombra
1997 :: A Ostra e o Vento
1965 :: Menino de engenho

:: Filmografia como Produtor ::

1965 :: Menino de engenho

:: Filmografia como Ele Mesmo ::

2014 :: Cine Paissandu: histórias de uma geração

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.
MATTOS, Carlos Alberto. Walter Lima Junior: Viver Cinema. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002.

Internet:

FILMEB. http://www.filmeb.com.br/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]