fbpx

Wanderléa

Biografia

Wanderléa Charlup Boere Salim, em arte conhecida como Wanderléa, é uma cantora e atriz brasileira nascida em Governador Valadares (MG) no dia 06 junho de 1946.

Aos 3 anos canta Caminhemos, de Herivelto Martins. Aos 9 muda-se com a família para o Rio de Janeiro, e, já como garota-prodígio, ganha seu primeiro contrato com a CBS. Aos 10 anos, ganhava concursos em rádios, mas o primeiro disco acontece somente em 1962, um 78 rpm com as músicas Tell Me How Long e Meu Anjo de Guarda.

Ao contrário do que muitos pensam, sua carreira começa muito antes da Jovem Guarda, mas é nesse movimento que estoura no Brasil inteiro, sendo chamada carinhosamente de Rainha. Ao lado de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Wanderléa comanda o programa de 1965 a 1968, ano em que estrela um filme só seu, Juventude e Ternura, enorme sucesso no Brasil.

Com o fim da Jovem Guarda, dá continuidade à sua carreira de sucesso, estando em plena atividade até hoje, cantando antigos e novos sucessos.

Filmografia

:: Filmografia como Atriz ::

1970 :: Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa
1968 :: Agnaldo, perigo à Vista
1968 :: Roberto Carlos em Ritmo de Aventura
1968 :: Juventude e Ternura

:: Filmografia como Ela Mesma ::

2009 :: Alô, Alô, Terezinha

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Wanderléa. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/wanderlea/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.