fbpx

Wanderley Cardoso

Biografia

Wanderley Cardoso é um ator e cantor brasileiro nascido em São Paulo (SP) no dia 10 de março de 1945.

Em 1950, foi levado pela mãe para se apresentar em programas de rádio de São Paulo. Em 1957, foi convidado para gravar Canção do Jornaleiro no disco Brincando de Escola. Desiste da carreira temporariamente e começa a trabalhar num banco, estudando contabilidade à noite. Em 1963 é levado para a TV Tupi e apresenta-se no programa Alô Brotos e no J. R. Show. Em 1964, gravou um compacto simples com as músicas Rosana e Deu a Louca no Mundo. O sucesso mesmo acontece no ano seguinte, com Preste Atenção. Participa ativamente do movimento Jovem Guarda e nessa época emplaca o maior sucesso da sua carreira, O Bom Rapaz, que fica em primeiro lugar nas paradas durante meses.

Estreou no cinema em 1966 com 007 ½ no Carnaval e, em 1969, ganha um filme só seu, Pobre Príncipe Encantado, estrelado por grandes artistas.

Em 2003, participou, como protagonista, da novela Jamais te Esquecerei. Em 1995/1996, participou do renascimento da Jovem Guarda, fazendo shows por todo o Brasil.

Apresenta-se esporadicamente em shows e televisão.

Filmografia

1966 – 007 ½ no Carnaval
1966 :: Na Onda Do Iê-Iê-Iê
1967 – Opinião Pública
1969 – Pobre Príncipe Encantado
1970 – Amor em Quatro Tempos
2009 – Alô, Alô, Terezinha (depoimento)

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Wanderley Cardoso. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/wanderley-cardoso/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

2 comentários sobre “Wanderley Cardoso

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.