fbpx

Wilma Dias (1954-1991)

Biografia

Wilma Dias Grunfeld, em arte conhecida como Wilma Dias, foi uma atriz, dançarina e modelo brasileira nascida no Rio de Janeiro (RJ) no dia 20 de abril de 1954.

Muito bonita, ficou conhecida em todo o Brasil em 1976, no programa televisivo Planeta dos Homens, quando saia dançando de uma banana descascada por um macaco. A partir de então, não teve dificuldade em iniciar carreira de atriz, primeiro no cinema, em 1978, no filme Os Trapalhões na Guerra dos Planetas e, em seguida, na novela As Três Marias, no papel de Débora.

Fez apenas mais duas novelas, O Amor é Nosso (1981), ainda pela TV Globo, e Meus Filhos, Minha Vida (1984), pelo SBT.

No cinema, atuou em quatro filmes, sendo o último Amor Maldito, em 1984.

Em 1991, compôs o elenco do programa humorístico Cabaré do Barata, ao lado de Agildo Ribeiro, na extinta TV Manchete, e estrelou show com o famoso homem da noite paulista Abelardo Figueiredo em sua boate Paladium.

Faleceu, precoce e repentinamente, em 10 de abril de 1991, no Rio de Janeiro, aos 36 anos de idade, vítima de infarto do miocárdio.

Filmografia

1984 – Amor Maldito
1982 – Profissão Mulher
1981 – Mulher Objeto
1978 – Os Trapalhões na Guerra dos Planetas

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Wilma Dias. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/wilma-dias/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.