fbpx

Wilson Miranda (1940-)

Biografia

Wilson Antonio Chaves de Miranda, em arte conhecido como Wilson Miranda, foi um ator e cantor brasileiro nascido em Itápolis (SP) no dia 27 de abril de 1940.

Iniciou sua carreira em 1958 como crooner de um conjunto de jazz. Em 1960, assinou contrato com a Rádio Tupi e passou a cantar rock-balada. E em pouco tempo se torna um dos principais cantores desse gênero no Brasil. Alcança o sucesso com as músicas Alguém é Sempre Bobo de Alguém e Bata Baby. No mesmo ano, fez uma pequena participação no filme Conceição, de Hélio Souto, interpretando Bata Baby, sua única imagem no cinema.

Em 1965, participou da novela O Caminho das Estrelas. Participou modestamente da Jovem Guarda. A partir da década de 1970, sua carreira decaiu, mas mesmo assim fez shows e se apresentou em programas de televisão. Paralelamente passou a ser produtor musical em discos de Nelson Gonçalves, Banda de Pífanos de Caruaru, Originais do Samba, Célia, Vanusa, Marilia Medalha, etc.

Em 1978, voltou a gravar, dessa vez com um repertório mais voltado para a música popular brasileira, afastando-se definitivamente da imagem de roqueiro do início de sua carreira.

Faleceu nos anos 1990 de acidente automobilístico.

Filmografia

1960 :: Conceição

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. . Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br//

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.