fbpx

Wolney de Assis

Biografia

Wolney de Assis é um ator brasileiro nascido em Porto Alegre (RS) em 1937.

Na juventude, é recordista de natação. Começa a estudar teatro na década de 1950. Sua primeira peça, ainda em Porto Alegre, é Egmunt, que lhe confere o prêmio de melhor ator no Festival de Teatro de Santos. Em seguida, por indicação do crítico Sábato Magaldi, chegou a São Paulo e se junta à turma da Cia. Nydia Lícia, no Teatro Bela Vista. Depois trabalhou no Oficina, de Zé Celso, e no Grupo Decisão, de Antonio Abujamra. Nessa época conheceu a atriz Berta Zemel, com quem se casou.

Em 1967, em plena repressão militar, filiou-se à ALN, grupo guerrilheiro da época. Conheceu Carlos Marighella e entrou de cabeça no movimento, abandonando a vida artística. Com a morte de Marighella, deixou o grupo e começou a dar aulas de teatro, clandestinamente.

Em 1961, estreou no cinema, num episódio da serie O Vigilante Rodoviário, mas pouco se dedicou a esse veículo.

Em 1995, recebeu o convite de Beto Brant, ex-aluno seu, para trabalhar no filme Os Matadores, no papel de Alfredão. Depois de muito relutar, aceita o papel e dá um show, fazendo com que retomou suas atividades artísticas. Sua atuação no filme o levou à televisão, na qual atuou na minissérie Presença de Anita (2001), pela TV Globo, como delegado.

No teatro, por meio de sua empresa 7Cênico, montou diversas peças como O Armário, O Dormitório, Preso Entre Ferragens, etc.

Em 2007, recebeu o Troféu Candango de melhor ator pelo curta-metragem Enciclopédia do Inusitado e do Irracional. Atuou nos filmes Cheiro do Ralo (2006) e Meu Mundo em Perigo (2007).

Filmografia

2007 – Enciclopédia do Inusitado e do Irracional (CM)
2007 :: Meu Mundo em Perigo
2006 – O Cheiro do Ralo
2003 – I Hate São Paulo
1997 – Os Matadores
1970 – Isto é São Paulo
1961/1962: O Vigilante Rodoviário

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Astros e estrelas do cinema brasileiro. 2. ed. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Wolney de Assis. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/wolney-de-assis/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.