fbpx

Xavier de Oliveira

Biografia

FOTO Xavier de OliveiraXavier de Oliveira é um ator, roteirista e cineasta brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1937. É irmão do também cineasta Denoy de Oliveira.

Entrou para o cinema realizando curta-metragens, e o primeiro deles foi Rio, Uma Visão do Futuro, sobre o projeto arquitetônico do Rio de Janeiro que foi feito pelo arquiteto Sérgio Bernardes.

Antes de estrear como diretor de um longa-metragem, Xavier de Oliveira trabalhou como ator e roteirista. Em 1970, escreveu e dirigiu o seu primeiro longa-metragem, Marcelo Zona Sul, que foi um sucesso nacional de público e de crítica, e revelou Stepan Nercessian e Françoise Forton.

Quando está afastado do cinema, Xavier realiza vídeos institucionais e documentários empresariais e dirige propagandas para a televisão.

Filmografia

:: Filmografia como Diretor ::

2003 :: Adágio ao Sol
1979 :: Gargalhada final
1976 :: O Vampiro de Copacabana
1971 :: André a Cara e a Coragem
1970 :: Marcelo Zona Sul
1966 :: Rio, Uma Visão do Futuro (curta-metragem)
1965 :: Escravos de Job (curta-metragem)

:: Filmografia como Roteirista ::

2003 :: Adágio ao Sol
1970 :: Marcelo Zona Sul

:: Filmografia como Ator ::

2003 :: Adágio ao Sol

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Xavier de Oliveira. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/xavier-de-oliveira/

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

2 comentários sobre “Xavier de Oliveira

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.