fbpx

Yaõkwa: Imagem e Memória (2020)

O Yaõkwa é um longo cerimonial dos Enawenê-nawê do Mato Grosso para alimentar e apaziguar os espíritos. Por sete meses, os mestres de cerimônia puxam cantos e narrativas mitológicas para equilibrar os mundos terreno e espiritual. Com a morte de velhos mestres, extensos registros feitos pelo Vídeo nas Aldeias ajudaram a resgatar cantos esquecidos.

Em 2021, o filme Yaõkwa: Imagem e Memória, dirigido por Rita Carelli e Vincent Carelli, foi selecionado para a programação da Mostra Competitiva Brasileira de Curtas-metragens na É Tudo Verdade 2021, do qual foi o grande vencedor. O filme também ganhou o Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-metragem.

Ficha Técnica

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Yaõkwa: Imagem e Memória (2020) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Rita Carelli e Vincent Carelli
Pesquisa e tradução: Fausto Campoli
Produção: Margareth e Olivia Sabino
Fotografia: Tiago Torres
Montagem: Tiago Torres
Som: Vincent Carelli e Wallace Nogueira
Imagens de arquivo: Altair Paixão e Vincent Carelli
Realização: Vídeo nas Aldeias

Brasil | Documentário | Digital | 22 min. | 2020

Bibliografia

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Yaõkwa: Imagem e Memória. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/yaokwa-imagem-e-memoria/
É TUDO VERDADE 2021. Yaõkwa: Imagem e Memória. Disponível no endereço: http://etudoverdade.com.br/. Acesso em: 15 de abril de 2021.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.