fbpx

Zeca Abdalla

Biografia

José Augusto Abdalla Saad, mais conhecido como Zeca Abdalla, é um diretor de fotografia brasileiro. É formado em cinema pela ECA-USP, em 1982.

Inicia sua carreira no cinema, ainda na Universidade, como assistente de som no documentário Um Musical, direção de Carlos Alberto Nascimbeni. Na sequência, foi auxiliar de câmera em Fuzarca no Paraíso (1981), de Regina Rheda, auxiliar de produção em Roma Amor (1981), de Joel Yamagi, e assistente de direção em Paulo Emilio (1980), de Ricardo Dias.

Em 1981, dirige seu primeiro filme, o curta Na Corda Bamba. Realiza exposição de fotografias na Escola de Comunicações e Artes da USP em 1981 e trabalha por muitos anos na Rádio e Televisão Cultura (RTC), como auxiliar de produção. É também fotógrafo free lance do jornal Movimento.

Filmografia

1998 :: Curso Natural (CM);
1998 :: Guarapiranga Viva (CM);
1998 :: Rio Abaixo, Rio Acima (CM).
1997 :: Bocage, o Triunfo do Amor (cofot.. Djalma Limongi Batista);
1989 :: A Crise do Cinema Brasileiro (CM);
1983 :: Cora (CM);
1982 :: Homem-Gol (CM);
1981 :: Na Corda Bamba (CM) (dir.);
1981 :: À Uma da Manhã (CM) (dir.);

Bibliografia

Livros:

SILVA NETO, Antonio Leão da. Dicionário de Fotógrafos do Cinema Brasileiro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.