fbpx

Zimba (2021)

O filme aborda a trajetória artística e existencial do ator e diretor de teatro, Ziembinski (1908-1978), que ao denunciar o nazismo com a peça Genebra, de Bernard Shaw, é obrigado a fugir da Polônia. Após sua fuga, chega por acaso, ao Brasil onde se encontra com Nelson Rodrigues e monta Vestido de Noiva (1943), que revoluciona as artes cênicas no país.

Apelido carinhoso recebido no país que o adotou, Zimba celebra a arte e o ideário do primeiro encenador brasileiro, criador do teatro moderno e inovador da televisão latino-americana.

Narrado em primeira pessoa, a partir de vasto material de arquivo e com participações das atrizes Nathalia Timberg, Camila Amado e Nicette Bruno, o filme é dirigido por Joel Pizzini, que recupera performances de Ziembinski no cinema, novelas e teleteatros através de um diálogo cine-teatral.

Em 2021, o filme foi selecionado para a Mostra Competitiva da 26ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Por trás dos filmes, além dos atores, dos figurinos, das câmeras, da arte, do som e de outros elementos mais facilmente perceptíveis na construção qualquer longa metragem, há também um verdadeiro exército de profissionais dedicados a viabilizar cada detalhe do intrincado quebra-cabeça artístico, operacional, logístico e financeiro da produção audiovisual.

Veja logo abaixo a equipe técnica de Zimba (2021) que o portal História do Cinema Brasileiro pesquisou e agora disponibiliza aqui para você:

Direção: Joel Pizzini
Roteiro: Joel Pizzini, Henry Grazinoli e Reinaldo Mesquita
Produção: Vera Haddad e Urszula Groska (em memória)
Produção Executiva: Vera Haddad, Marina Couto e Clarice Laus
Direção de Fotografia: Luís Abramo
Montagem: Idê Lacreta
Edição de Som: Ricardo Reis Chuí e Miriam Biderman
Mixagem: Ricardo Reis Chuí e Miriam Biderman
Trilha sonora original: Lívio Tragtemberg
Empresa produtora: Leminiscata Filmes
Coprodução: Globo Filmes/Globo News, Canal Brasil, Studio Filmowe Kalejdoskop
Produtoras associadas: Pólofilme | UG Produções
Distribuição: Bretz Filmes

Brasil | Documentário | cor/pb | 78 min. | 2021

Livros:

Internet:

HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO. Zimba. Disponível no endereço: http://www.historiadocinemabrasileiro.com.br/zimba/
É TUDO VERDADE 2021. Zimba. Disponível no endereço: http://etudoverdade.com.br/. Acesso em: 24 de março de 2021.

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]