fbpx

Zita Carvalhosa

Biografia

FOTO Zita CarvalhosaZita Carvalhosa é uma produtora cinematográfica brasileira nascida em São Paulo no ano de 1960. Formou-se em Cinema pela Universidade Paris III (França).

Ex-curadora de cinema do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, produz filmes para cinema e TV através de sua empresa Cinematográfica Superfilmes.

Desde 1983, dirige a Cinematográfica Superfilmes, hoje uma das significativas produtoras de cinema e vídeo do Brasil, reconhecida pelo incentivo oferecido aos novos talentos do audiovisual. Através desta produtora, produziu os longas-metragens Anjos da Noite (1986), de Wilson Barros, Memórias Póstumas e Capitalismo Selvagem, ambos de André Klotzel, No Rio das Amazonas e , de Ricardo Dias, O Cineasta da Selva, de Aurélio Michiles, Tônica Dominante, de Lina Chamie, Urbania, de Flavio Frederico, Carrego Comigo, de Chico Teixeira, e Como Fazer um Filme de Amor de José Roberto Torero e mais de vinte curtas-metragens, incluindo os premiados trabalhos de José Roberto Torero (Amor, O Bolo – episódio do longa Felicidade é…, A Alma do Negócio), Cao Hamburger (A Garota das Telas), Nilson Villas Bôas (A Mulher do Atirador de Facas), Eliane Caffé (Caligrama), Chico Teixeira (Criaturas que Nasciam em Segredo), Andréa Seligmann (Onde São Paulo acaba), Flavio Frederico (Todo Dia Todo), Philippe Barcinscki (Postal Branco) e Jefferson De (Distraída para a Morte).

Em parceria com o GNT e a TV Cultura, produziu a série documental O Povo Brasileiro, de Isa Ferraz, Grande Prêmio Cinema Brasil 2001 (Melhor Produção Cultural para TV).

Foi curadora de cinema do Museu da Imagem e do Som (1988-1995), onde desenvolveu um programa permanente de divulgação de curtas-metragens e uma política global de apoio ao cinema brasileiro. É fundadora e diretora do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e atualmente preside a Associação Cultural Kinoforum que, além do Festival de Curtas, promove atividades ligadas à difusão do cinema brasileiro.

Na Kinoforum, coordenou a publicação do CD-ROM Trajetória do Curta-Metragem Brasileiro – Filmografia 1986-96, do Guia Latino-Americano do Curta-Metragem e do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo, editado em parceria como Canal Brasil desde 1999.

Filmografia

:: Filmografia como Produtora ::

2012 :: Monumento
2007 :: A Casa de Alice
2004 :: Como Fazer um Filme de Amor
2002 :: Seja o que Deus Quiser!
2001 :: Anjos da Noite
2001 :: Memórias Póstumas
2000 :: Tônica Dominante
1999 :: Urbania
1999 ::
1997 :: O Cineasta da Selva
1993 :: Capitalismo Selvagem

:: Filmografia como Produtora Executiva ::

1986 :: Anjos da Noite

Bibliografia

Fontes de Referência

Livros:

ALMEIDA, Paulo Sérgio; OLIVEIRA, José Maria de. (org.). Quem é Quem no Cinema. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2003.

Internet:

FILMEB. http://www.filmeb.com.br/ – Filme B – Brasil

História do Cinema Brasileiro

História do Cinema Brasileiro

Qualquer interesse de envio de textos, dúvidas, opiniões, sugestões, acréscimos de conteúdo, relato de erros ou omissão de informações publicadas, entre em contato com a Coordenação Geral do História do Cinema Brasileiro pelo seguinte email: [email protected]

Um comentário em “Zita Carvalhosa

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.